quinta-feira, 19 de novembro de 2009

A historia do Beisebol em SJCampos

BEISEBOL E SOFTBOL EM SJCAMPOS

1 HISTÓRICO

Entre as décadas de 60 a 80, com o incentivo da então empresa Kanebo do Brasil, São José dos Campos já teve equipes de beisebol de ponta no âmbito nacional (vide o arquivo “História do Beisebol no Brasil). Após um período de recesso, as atividades foram retomadas na década de 90, com incorporação posterior do softbol (versão “light” do beisebol, segue regras similares ao do beisebol) consolidando assim o atual Departamento de Beisebol e Softbol (DBS) da Associação Bunkyo de São José dos Campos (ABSJC).

A ABSJC, uma associação sem fins econômicos, fundada em 1971, tem como um dos objetivos estatutários o incentivo às atividades que promovam a integração da comunidade em geral. Para o cumprimento desse propósito por meio do esporte, a Associação mantém disponível, no bairro do Morumbi, uma área de 100.000 m2, utilizada para diversas atividades recreativas e esportivas, incluindo o beisebol e o softbol.

2 OBJETIVOS DO DBS

O DBS, em coerência com o estatuto, e por meio do ensino e prática desses esportes, tem como objetivo primário:

  • promover a integração da comunidade geral, priorizando a participação das crianças e seus familiares;

  • desenvolver o gosto pelo esporte e o espírito de disciplina, coleguismo, coletivismo e respeito ao próximo e

  • aprimorar as técnicas fundamentais com o propósito de representar a cidade nas competições regionais e nacionais.

3 O DBS HOJE

O DBS, por meio de trabalho voluntário, mantém ativa escolinhas para as categorias:


  • T-bol: faixa etária de 5 a 8 anos;

  • Pré-infantil: faixa etária de 8 a 10 anos;

  • Infantil: faixa etária de 11 a 12 anos e

  • Pré-júnior e Júnior: faixa etária de 13 a 14 anos e acima.

O quadro de instrutores é formado por ex-jogadores e pais voluntários, enquanto as atividades de coordenação e apoio são executadas pelos familiares voluntários e colaboradores O DBS hoje:


  • Promove treinamento semanal, aberto a toda comunidade, aos sábados e domingos (meio-período ou eventualmente o dia todo) sob coordenação de instrutores voluntários, específicos por categoria

  • Promove torneio mensal de softbol “slow pitch” visando integração de toda a comunidade de SJCampos e região;

  • Promove eventos ocasionais como bazar da pechincha, almoço com comidas típicas, undokai etc., com apoio dos familiares.

Além do beisebol, mantém ativa equipes de softbol adulto e sênior, cujos integrantes compõem a base do quadro de instrutores voluntários para as categorias de base.

Mantém participação regular, como representante de São José dos Campos, e dentro das suas possibilidades, em torneios, amistosos e seletivas regionais, bem como em campeonatos oficiais de âmbito estadual e nacional ,previstos nos calendários da Federação Paulista de Beisebol e Softbol (FPBS) e Confederação Brasileira de Beisebol e Softbol (CBBS).

* DBS = Deptº Beseibol e Softbol

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário